top of page

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença ocular que compromete o campo de visão de maneira crônica e progressiva capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo. Na maioria das vezes, no início, o glaucoma não causa dor ou incômodo. Trata-se de uma doença que leva ao dano do nervo óptico, uma das principais estruturas do olho, responsável pela visão. É uma enfermidade crônica que não tem cura, mas , na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de se evitar a perda da visão.

O glaucoma é a 2ª maior causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. O principal fator de risco é o aumento da pressão do olho. Outros fatores como idade avançada, hipertensão ou hpotensão arterial, diabetes, miopia, raça e hereditariedade podem estar associados.

Dentro do olho, é produzido um líquido chamado de humor aquoso que circula continuamente. Ele é produzido e escoado em equilíbrio. Quando os canais que drenam este líquido deixam de funcionar adequadamente, a pressão se eleva.

O portador de glaucoma começa a perder a visão periférica, ou seja, quando o indivíduo olha pra frente enxerga nitidamente, porém não percebe as imagens laterais, como se estivesse vendo por um tubo. Nos estágios finais, a visão é perdida totalmente.

O glaucoma pode ser diagnosticado somente após um exame oftalmológico cuidadoso em que o médico faz a medida da pressão, o exame do fundo de olho e, quando necessário, do campo visual.

O tratamento para glaucoma pode ser com colírios, laser ou cirurgia. O tratamento clínico envolve o uso de diferentes colírios para controlar a pressão intraocular. O tratamento adequado para cada paciente deve ser determinado pelo seu oftalmologista.

bottom of page