e-mail: vistamedicinadosolhos@hotmail.com
Av. João Durval Carneiro
Edifício Multiplace sala 1305 - Shopping Boulevard
Feira de Santana - Bahia
75 3221.1166
75 99950.1166
óculos de sol
Por quê usar Óculos Escuros ?
Os raios ultravioletas vindos do sol penetram nos nossos olhos e podem causar diversas doenças oculares, inclusive levando à cegueira. Existem 3 tipos de raios ultravioleta: UV-A UV-B e UV-C. Só os dois primeiros são importantes porque o UV-C é filtrado pela atmosfera e não atinge a Terra em doses significativas.
Principalmente em países tropicais como o Brasil a incidência de radiação solar é muito elevada, especialmente no período entre 10 e 14 horas. Em cidades de grande altitude ou cidades litorâneas a incidência também é mais alta.
Assim como a exposição excessiva à radiação ultravioleta pode causar danos à pele como, por exemplo, queimaduras, envelhecimento precoce e, até mesmo, câncer, a ação lenta e prolongada do sol também pode provocar sérias lesões oculares. As pessoas até se lembram de passar filtros solares e proteger a pele dos raios UV mas geralmente esquecem de proteger seus olhos com óculos escuros.
Como o sol pode afetar meus olhos?
Muitas pessoas acham que porque não sentem incomodo com o sol não precisam usar óculos escuros. Isso é um grande equívoco. A proteção deve ser feita sempre e não só em dias de sol aberto ou na praia.
A exposição dos olhos a grande quantidade de radiação UV de forma aguda pode causar Ceratite, que é uma espécie de "queimadura" da córnea. Essa Ceratite é reversível embora possa causar muito incômodo. Também pode causar uma lesão na retina chamada Maculopatia solar, que é muito rara, mas também muito grave e permanente. Por isso, não devemos olhar diretamente para o sol.
A longo prazo, a radiação UV pode causar problemas como:
- catarata
- pterígio (uma "pelezinha" avermelhada que nasce no canto do olho
- degeneração macular
Os efeitos da radiação UV são cumulativos. Quanto mais seus olhos se expõem aos raios UV, maiores serão os riscos com o passar dos anos.
Todo óculos de sol é igual?
Não. Os óculos de sol precisam filtrar adequadamente os raios ultravioleta A e B (UV-A e UV-B). E muitos deles não o fazem. Estima-se que no Brasil mais de 50% dos óculos comercializados, são óculos escuros falsificados. Ao comprar seus óculos escuros, exija o selo de garantia e questione o vendedor sobre o nível de proteção UV. O ideal é que este seja perto de 400nm. (UV400)
Para proteção adequada, seus óculos devem:
• Bloquear 99 a 100% das radiações UV-A e UV-B
• Não distorcer imagens ou mudar as cores
Usar óculos de sol falsificado ou de qualidade ruim faz mal?
Sim, óculos escuros falsificados podem prejudicar seus olhos. É melhor não usar óculos nenhum do que usar óculos falsificado ou de baixa qualidade! Isso porque nossos olhos têm mecanismos naturais de proteção da luz, como diminuir o tamanho da pupila, franzir os olhos etc... Quando usamos um óculos escuros, o olho não vai fazer esses mecanismos de proteção e se o óculos não filtra a luz adequadamente, o risco de lesões é grande.
Lembre-se: Não é porque o óculos é escuro que ele protege do sol! Se não tiver filtro UV ele pode ser o mais preto possível que não vai adiantar nada.